Para quem achou que a novela do banimento do TikTok nos EUA estava em seus capítulos finais, é bom pensar de novo. Após amanhecer fora das lojas de Apple e Google — junto a vários outros apps da ByteDance e suas subsidiárias, como CapCut e Marvel SNAP —, o TikTok se pronunciou por meio de uma publicação no X, antigo Twitter, apontando que está trabalhando para garantir seu pleno funcionamento nos Estados Unidos.
Foto: Reprodução/TudoCelular
Em acordo com nossos provedores de serviço, o TikTok está em processo de restauração do serviço. Agradecemos ao Presidente Trump por fornecer a clareza e a garantia necessárias aos nossos provedores de serviço de que eles não enfrentarão penalidades ao fornecer o TikTok a mais de 170 milhões de americanos e permitir que mais de 7 milhões de pequenas empresas prosperem.
É uma posição forte pela Primeira Emenda e contra a censura arbitrária. Trabalharemos com o presidente Trump em uma solução de longo prazo que mantenha o TikTok nos Estados Unidos.
Isso estaria permitindo ao menos o uso do aplicativo sem a tela de erro vista até então por usuários americanos, dando base para seu funcionamento no curto prazo. Com a suposta garantia de Trump, os provedores locais de Internet poderão remover o TikTok de qualquer lista de bloqueio sem penalidades legais como multas, possibilitando que o app siga funcionando — ainda que não deva receber novos updates nas lojas de Apple e Google, ao menos por enquanto.
O grande problema, porém, é que mesmo o presidente Donald Trump não pode por conta própria permitir o uso do TikTok no país, sendo necessário que a empresa cumpra com as determinações da Lei de Proteção aos Americanos Contra Aplicações Controladas por Adversários Estrangeiros que acarretaram em seu bloqueio. Ou seja, ainda há um longo caminho a ser percorrido para garantir que o TikTok se manterá nos Estados Unidos.
Apple e Google removem TikTok, CapCut e outros apps da ByteDance nos EUA
Cumprindo a determinação do governo dos Estados Unidos, que foi aprovada pela Suprema Corte do país, a Apple removeu neste domingo (19) o TikTok e vários outros aplicativos distribuídos pela ByteDance e suas subsidiárias da App Store nos EUA, incluindo o muito popular editor de vídeos CapCut e a rede Lemon8.
Em um comunicado divulgado em sua página oficial de suporte, a companhia comandada por Tim Cook — que vem se aproximando cada vez mais do Presidente Donald Trump desde antes mesmo da vitória nas eleições do ano passado — afirmou "ser obrigada a seguir jurisdições dos países em que atua", e por isso deve seguir a Lei de Proteção aos Americanos Contra Aplicações Controladas por Adversários Estrangeiros.
Além do TikTok em si, a Apple liberou uma lista com os demais apps da ByteDance e suas subsidiárias que não poderão mais ser encontrados na App Store, seja para download ou updates, sendo eles:
TikTok
TikTok Studio
TikTok Shop Seller Center
CapCut
Lemon8
Hypic
Lark - Team Collaboration
Lark - Rooms Display
Lark Rooms Controller
Gauth: AI Study Companion
MARVEL SNAP
Um ponto importante é que, apesar da restrição ser aplicada apenas nos Estados Unidos, usuários de outros países podem acabar sofrendo as consequências, ainda que de uma forma mais limitada.
*TudoCelular
Nenhum comentário
Postar um comentário
Obrigado por comentar!