Trump afirma que planeja dar mais tempo ao TikTok nos EUA

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo (19), que planeja emitir uma ordem executiva que daria à empresa controlador

Republicano aumentará prazo para plataforma achar um comprador

JPCN.Blog
Donald Trump Foto: EFE/EPA/WILL OLIVER


O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo (19), que planeja emitir uma ordem executiva que daria à empresa controladora do TikTok, baseada na China, mais tempo para encontrar um comprador aprovado antes que a popular plataforma de compartilhamento de vídeos fique sujeita a uma proibição permanente nos EUA. Trump anunciou a decisão em uma postagem em sua conta no Truth Social.


Ele disse que sua ordem iria “estender o período antes que as proibições da lei entrem em vigor”.


– […] Não haverá responsabilidade para qualquer empresa que ajudou a manter o TikTok ativo antes da minha ordem. Os americanos merecem ver nossa emocionante posse na segunda-feira, bem como outros eventos e conversas – escreveu Trump.


A lei dá ao presidente em exercício a autoridade para conceder uma extensão de 90 dias se uma venda viável estiver em andamento Embora os investidores tenham feito algumas ofertas, a ByteDance anteriormente disse que não venderia. Em sua postagem Trump disse que “gostaria que os Estados Unidos tivessem uma posição de 50% da propriedade em uma joint venture”, mas não ficou claro se ele estava se referindo ao governo ou a uma empresa americana.


– Fazendo isso, nós salvamos o TikTok, mantemos nas mãos certas e permitimos que continue. Sem a aprovação dos EUA, não há Tik Tok. Com nossa aprovação, vale centenas de bilhões de dólares – talvez trilhões – disse o republicano.


A lei federal exigia que a ByteDance cortasse laços com a operação do TikTok nos EUA até domingo devido a preocupações de segurança nacional apresentadas pelas raízes chinesas do aplicativo.


A lei foi aprovada com amplo apoio bipartidário em abril, e o presidente dos EUA, Joe Biden, a assinou rapidamente. O TikTok e a ByteDance questionaram a lei na justiça com base nos direitos da Primeira Emenda, e a Suprema Corte dos EUA confirmou o estatuto na sexta-feira.


*AE/*Pleno.News 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar!

Newsletter | Receba Grátis |

© all rights reserved
made with by templateszoo