GUW5GSO0BSY8GpW8TSG5TfG9BA==
Breaking
News

‘Irmão perdido’ da Via Láctea foi destruído por galáxia canibal, sugere estudo

‘Irmão perdido’ da Via Láctea foi destruído por galáxia canibal, sugere estudo
Font size
Print 0
Ação foi realizada pela Andrômeda, a maior e mais próxima vizinha galáctica da Via Láctea
Existem cerca de 100 a 400 bilhões de estrelas em nossa galáxia, a Via Láctea, de acordo com estimativas da NasaFoto: Jan Skowron / Astronomical Observatory, University of Warsaw

Há dois bilhões de anos, em uma galáxia não tão distante, o irmão da nossa galáxia, chamado M32p, foi violentamente triturado e canibalizado. Mas a cena do crime galáctico está cheia de evidências estreladas que levam ao culpado, de acordo com um estudo publicado na revista científica Nature Astronomy.

De acordo com o estudo, a ação foi realizada pela maior e mais próxima vizinha galáctica da Via Láctea: Andrômeda. As galáxias não competem mais entre si. E para continuar crescendo, Andrômeda tinha um apetite voraz. Sendo uma galáxia tão grande, Andrômeda foi cercada por galáxias menores; o estudo sugere que ela tenha consumido centenas destas galáxias.

Quando as grandes galáxias consomem as menores, é quase impossível aprender qualquer coisa sobre as pequenas galáxias individuais. Mas no Grupo Local, um grupo de galáxias que compreende a Via Láctea e mais de 54 outras galáxias, a M32p teria sido a terceira maior galáxia atrás de Andrômeda e da Via Láctea. Era pelo menos 20 vezes maior do que qualquer galáxia que já se fundiu com a Via Láctea.

Evidências e simulações de computador ajudaram os pesquisadores a reconstruir os eventos que levaram ao desaparecimento da galáxia M32p há 2 bilhões de anos. Se não fosse por esta pesquisa, talvez nunca tivéssemos conhecido o irmão há muito perdido da Via Láctea.

A evidência do crime inclui um halo fantasmagórico de estrelas maiores que Andrômeda, seguido por um fluxo de estrelas difícil de encontrar e, em seguida, a descoberta da galáxia M32 excepcionalmente compacta – o que resta da galáxia M32p.

Esse halo quase invisível de estrelas chamou a atenção do pesquisador de pós-doutorado Richard D’Souza e do professor Eric Bell, do departamento de astronomia da Universidade de Michigan. Uma nova simulação de computador revelou que o fraco halo externo de estrelas ao redor de Andrômeda foi em grande parte contribuído por uma grande galáxia que havia sido despedaçada.

“Os astrônomos estudam o Grupo Local – a Via Láctea, Andrômeda e seus companheiros – há muito tempo. Foi chocante perceber que a Via Láctea tinha um irmão mais velho e nunca soubemos disso”, disse Bell, co- autor do estudo, em um comunicado.

Isso os levou à pequena galáxia satélite de Andrômeda, M32. “M32 é uma esquisita”, escreveu Bell. “Embora pareça um exemplo compacto de uma galáxia elíptica antiga, na verdade tem muitas estrelas jovens. É uma das galáxias mais compactas do universo. Não existe outra galáxia como ela.”

Essas jovens estrelas trazem um detalhe revelador, disseram os pesquisadores. E agora eles acreditam que M32 é o centro sobrevivente de M32p. Eles compararam sua capacidade de sobreviver ao caroço de uma ameixa depois que o resto da fruta se foi.

O estudo sugeriu que o disco da galáxia de Andrômeda – composto de estrelas, gás e poeira – havia engrossado e a galáxia experimentou uma onda de formação estelar há dois bilhões de anos. Acreditava-se anteriormente que colisões e interações entre grandes galáxias destruiriam os discos. Mas o disco de Andrômeda sobreviveu.

Sua pesquisa está mudando a maneira como o crescimento e as fusões de galáxias são entendidos.

“A Galáxia de Andrômeda, com uma espetacular explosão de formação estelar, teria uma aparência muito diferente 2 bilhões de anos atrás”, disse Bell em comunicado. “Quando eu estava na pós-graduação, me disseram que entender como a galáxia de Andrômeda e sua galáxia satélite M32 se formaram ajudaria muito a desvendar os mistérios da formação de galáxias”.


Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

‘Irmão perdido’ da Via Láctea foi destruído por galáxia canibal, sugere estudo
Check Also
Next Post

0Comentários

Newsletter | Receba Grátis |
Link copied successfully