Coreia do Norte testa míssil de maior alcance em quatro anos

 Equipamento teria viajado 800 quilômetros antes de cair no mar

Imagens de lançamento de míssil divulgadas pela Coreia de Norte Foto: EFE/EPA/KCNA

Coreia do Norte disparou, neste domingo (30), o que aparentemente é o míssil mais poderoso que o país testou desde a posse do presidente dos Estados Unidos Joe Biden, em momento de impasse diplomático com Washington e a Coreia do Sul. Os detalhes sugerem que o teste é o de míssil balístico de alcance mais longo desde 2017 dos norte-coreanos.

As Forças Armadas do Japão e de Seul afirmaram que o míssil foi lançado em uma trajetória elevada, aparentemente para evitar atrapalhar o espaço aéreo de seus vizinhos. De acordo com os militares japoneses e coreanos, o item alcançou uma altitude máxima de 2 mil quilômetros, viajando 800 quilômetros antes de cair no mar.

O teste é a sétima rodada de lançamentos do tipo pelo país neste mês. O ritmo pouco usual indica que Pyongyang quer pressionar Biden para avançar nas negociações nucleares. A Coreia do Norte ameaçou recentemente um possível reinício dos seus testes nucleares e de mísseis balísticos intercontinentais, afirmando que considera retomar todas as suas “ações temporariamente suspensas”.

*AE/EFE

Postar um comentário

Obrigado por comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Você pode gostar!

Comente com o Facebook!

Compartilhar: