Programador turco diz que está desenvolvendo algo novo no endereço original da antiga plataforma.
O criador do Orkut, Orkut Büyükkökten, reativou o site da antiga rede social. Febre mundial no início dos anos 2000, o microblog foi desativado em 2014, período marcado pela grande ascensão do Facebook.
Agora, depois de quase uma década, o fundador da rede social deixou uma mensagem de esperança aos antigos usuários, prometendo novidades “em breve”.
— Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve! — escreveu Büyükkökten.
O possível retorno surge diante de uma mudança expressiva no cenário das mídias sociais ao redor do mundo, como no caso de Elon Musk, que comprou o Twitter e parece estar disposto a lutar pela liberdade de expressão na internet. Em contraposição, diversos países do mundo, especialmente os que compõem a União Europeia, estão mirando empresas de mídias sociais, na tentativa de estabelecer dispositivos que atuem como reguladores de conteúdos.
No Orkut, assim como em outras redes que surgiram posteriormente, os usuários tinham seus perfis individuais, mas o foco do microblog era estabelecer uma série de comunidades, ou seja, grupos com ideias, preferências e inclinações em comum. Com isso, era possível fazer com que milhares de pessoas se unissem em torno de um mesmo tema.
Apesar do comunicado de Büyükkökten não conter tantos detalhes, a nota e a eventual reativação do site geraram repercussão no Twitter, alcançando o topo dos assuntos mais comentados no país.
— Que notícia surpreendente! Que o Orkut seja realmente recriado — comemorou um internauta.
— Em ano de copa e de eleições, o retorno tem tudo para dar certo. Orkut, melhor rede social — escreveu outro.
Confira as principais reações sobre o tema:
🙇 Bateu uma nostalgia. Será que ele volta?
— Governo de S. Paulo (@governosp) April 29, 2022
👩💻 Já estamos pensando nas prováveis comunidades do nosso Estado:
👉 "Proibido ketchup na pizza, mas se quiser pode"
👉 "Melhores praias de SP"
👉 "Padocas tops de SP"#Orkut pic.twitter.com/aMHQhVJW4S
A maior de todas está voltando!
— Legião da DC (@LegiaodaDC) April 28, 2022
Siga: @LegiaodaDC #Orkut pic.twitter.com/1769dW0ZZw
A geração que não pegou o #Orkut não vai entender o que é ter que escrever um depoimento ou scrap proa alguém! pic.twitter.com/hpZ7Ak1R34
— 𝐋Ø𝐀𝐃 🧝🏾 (@LoadComics) April 28, 2022
*Conexão PolíticaGENTE! Geral sabe do possível retorno do orkut mas ninguém lembrou da outra rede q o mesmo criador fez,e que também está exibindo uma mensagem similar!
— LeonGames204 (@LeonGames204) April 28, 2022
Só acessar https://t.co/ICVmegQZ5i pra ver, realmente o retorno do orkut pode estar próximo! #Orkut #OrkutVoltou pic.twitter.com/q09EOyvMnb

0Comentários
Obrigado por comentar!