Caças chineses entram no espaço aéreo de Taiwan

 Ministério da Defesa da ilha informou que monitora a situação

O secretário-geral do Partido Comunista da China, Xi Jinping
O secretário-geral do Partido Comunista da China, Xi Jinping | Foto: Ding Lin/Xinhua

O Ministério da Defesa de Taiwan comunicou nesta quinta-feira, 24, que nove aviões militares do Partido Comunista da China entraram em seu espaço aéreo. O anúncio foi feito no mesmo dia em que a Rússia atacou a Ucrânia.

Além de caças taiwaneses enviados para alertar as aeronaves chinesas, Taiwan preparou mísseis de defesa aérea para “monitorar as atividades”, informou Taiwan, ao alertar que acompanha com atenção os movimentos da China.

Sob pressão da China, Taiwan critica missões regulares da força aérea da ditadura há dois anos. Embora Taiwan não tenha relatado nenhum movimento incomum das forças chinesas hoje, o governo aumentou seu nível de alerta.

Ataque à Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou na madrugada de hoje uma operação militar especial na Ucrânia. “Concluímos que o confronto com as forças ucranianas é inevitável“, disse o líder russo. “Algumas palavras para aqueles que possam ficar tentados a intervir: a Rússia responderá imediatamente, e vocês sofrerão consequências que jamais vivenciaram.”

Putin afirmou que não poderia tolerar mais ameaças do país vizinho, de modo que as circunstâncias do momento demandavam uma ação decisiva da Rússia em Donetsk e Luhansk, regiões localizadas no leste ucraniano. “A responsabilidade por eventual derramamento de sangue estará na consciência do regime de Kiev”, declarou o presidente. O Kremlin informou, no entanto, que a intenção não é ocupar todo o território da Ucrânia.

O anúncio foi realizado no mesmo momento em que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) debatia a crise no Leste Europeu. Na abertura da reunião, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu que o líder russo não aumentasse a escalada militar. “Se uma operação está sendo preparada, realmente digo, do fundo do coração: impeça suas tropas de atacar a Ucrânia”, disse. “Dê uma chance à paz.”

*Revista Oeste 

Postar um comentário

Obrigado por comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Você pode gostar!

Comente com o Facebook!

Compartilhar: